“No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”
(Efésios 6.10)
O salmista fala sobre isso, ao nos propor que confiemos no Senhor, que Lhe entreguemos nosso caminho e que nEle descansemos. Jesus nos ensina sobre isso, ao afirmar a Seus discípulos: “(…) sem mim nada podeis fazer” (Jo. 15.5b). Pedro nos ensina sobre isso, ao nos recomendar que lancemos sobre Ele toda a nossa ansiedade porque Ele tem cuidado de nós (1 Pe. 5.7).
Precisamos depender do Senhor porque nossas forças e recursos não são suficientes, principalmente quando estamos diante de grandes obstáculos ou somos atingidos por dores e perdas aparentemente insuportáveis. Nossa vida inclui momentos e situações nos quais é necessário recorrer a um Deus cujo poder e cuja bondade nos bastem. É nEle que nossas forças são renovadas, e nosso ânimo, recobrado. Enquanto tentarmos superar as adversidades da vida por nossa própria capacidade, fracassaremos.
Além disso, precisamos depender dEle para que nossas decisões sejam guiadas pela Sua sabedoria, e nossos caminhos correspondam a Seus planos. A “boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm. 12.2b) somente pode ser conhecida e experimentada por nós, se sujeitamos a Ele a nossa vontade.
E podemos depender do Senhor porque temos dEle a garantia da presença e do suprimento. É nEle que encontramos a esperança necessária para atravessar as noites escuras, sustentados pela convicção de que um novo dia vai raiar. É Ele quem nos convida a buscá-lo, com a garantia de que o encontraremos e de que jamais seremos desprezados ou desamparados.
É verdade que o sentimento de exaustão ou de desânimo algumas vezes nos atingirá. Mas é bom sabermos que, no Senhor e na força do Seu poder, seremos fortalecidos.
Ao longo de nossa caminhada, movidos pela necessidade ou felizes pela possibilidade, sempre valerá a pena depender do Senhor.
Ney Ladeia é Pastor da Igreja Batista da Capunga (Recife/PE)
blog do angelo
blogdoangelo.com.br