Mapa-Evangélico-de-Pernambuco

Pernambuco: evangélicos pretendem ampliar representatividade na Assembleia Legislativa e Câmara Federal

Que o segmento evangélico cresce numericamente em todo Brasil, ninguém questiona. De acordo com dados do IBGE, Pernambuco registra uma das maiores concentrações de evangélicos do País. Aqui no Estado, o percentual passou de 13,5% para 28,3% em apenas 10 anos. Esses dados também são percebidos nas urnas. A força do eleitorado, literalmente “fiel” vem sendo demostrada nas últimas eleições proporcionais. Em 2016, os três primeiros colocados na Câmara do Recife foram representantes do meio. Em 2014, entre os quatro primeiros colocados estaduais, três foram evangélicos. Na esfera federal, duas cadeiras, entre as 25, foram conquistadas por irmãos.

NOVA Montagem - Candidatos Evangélicos (1)

ESTADUAL – Em outubro, o pastor Cleiton Collins e o presbítero Adalto Santos tentarão renovar seus mandatos. Os dois foram os primeiros na corrida pelo voto em 2014. Este ano outro nome forte entra na briga. O “Clã” Ferreira quer manter o espaço estadual e aposta todas as fichas na volta do patriarca da família. O pastor Manoel tentará retornar ao Palácio Joaquim Nabuco para exercer o 7º mandato, feito que não conseguiu em 2010, último ano que disputou uma eleição.

NA LUTA – O deputado Joel da Harpa também tentará renovar seu mandato. Em 2014, o então soldado da PM, foi o último dos 49 eleitos com 19.794 votos. Outro que tentará retornar para Assembleia é o ex-deputado Israel Guerra. Pastor da Igreja Batista, Israel também atua com base eleitoral em Arcoverde. O radialista Elias Francisco é outro que tentará voltar a cena política. Ex-vereador do Recife, Elias é reverendo da Igreja Presbiteriana.

RENOVAÇÃO – São muitas candidaturas ligadas diretamente ao segmento. Clarissa Tércio, filha do pastor presidente da Igreja Assembleia de Deus (Ministério Novas de Paz), Francisco Tércio, é uma das mais lembradas. A carismática comunicadora da Rádio Novas de Paz, é diretamente associada a bandeira “Em Defesa da Família” e sua votação pode surpreender. O novato William Brigido (Universal), Cláudia Cordeiro (esposa do Lupércio, prefeito de Olinda), pastora Flávia Santos (Quadrangular), Rebeca Lucena (filha do pastor Roberto Santos), pastora Cristina Bezerra (Obreiros de Cristo) e Eliezer Costa (ex-vereador Jaboatão), também estão nas ruas em busca dos “votos da fé”.

FEDERAL – O segmento evangélico tentará manter ou aumentar sua representatividade em Brasília. O deputado André Ferreira e o pastor Francisco Eurico são prováveis nomes na lista dos 25 vitoriosos. André é bom de urna (já foi duas vezes campeão de votos como vereador do Recife) e quer agora ocupar a cadeira que pertenceu ao irmão Anderson, eleito prefeito em Jaboatão em 2016. Representante da Universal, o deputado estadual, bispo Ossesio Silva resolveu mudar e desta vez vai tentar uma vaga para Câmara Federal. O ex-deputado Gilvan Costa também quer retornar a vida pública indo para Brasília. A cantora Miriam Pereira, André Carvalho (filho do ex-deputado Salatiel – Rádio Maranata), o pastor Wellington Carneiro (Viver em Cristo), Gilson Araújo e o jovem Jonathas (Família 61) também sonham com mandato no parlamento federal.

RESULTADO – Resta aguardar a abertura das urnas e a rápida contabilização dos votos. Ainda na noite do dia 7 de outubro serão conhecidos os vencedores.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *