A Psicanálise trabalha com ênfase nos processos mentais inconscientes

Pandemia e emoções: quando a ajuda vem da Psicanálise

Em tempos de temores e desequilíbrios emocionais em virtude do isolamento social, a Psicanálise é mais um recurso da Ciência que entra em cena para auxiliar as pessoas. Fundada por Sigmund Freud, a Psicanálise trabalha com ênfase nos processos mentais inconscientes. Trata-se de um método de tratamento de transtornos mentais, baseado na teoria psicanalítica.

A Psicanálise trabalha com ênfase nos processos mentais inconscientes
A Psicanálise trabalha com ênfase nos processos mentais inconscientes

A Psicanálise atua promovendo a consciência de padrões de emoções e de comportamentos inconscientes e desadaptativos. E apesar de não existir uma graduação para formação em Psicanálise, a ocupação é reconhecida pelo pelo Ministério do Trabalho e Emprego, pelo Conselho Federal de Medicina, pelo Ministério Público Federal e pelo Ministério da Saúde.

José Francisco Veloso é formado em Teologia e Filosofia, psicanalista e doutor em dependência química. Ele explica que o psicanalista não cura ninguém, mas auxilia para que o paciente se descubra e encontre seu caminho de saúde mental.

– Não há uma bula freudiana para pacientes. Mas as pessoas podem receber ajuda, ao tornar conscientes seus pensamentos e suas motivações inconscientes. A Psicanálise leva os pacientes a um estágio de percepção, levando-os assim ao início de controles.

Para Veloso, a Psicanálise ganhou importância no tratamento das emoções, já que muitos problemas emocionais e existenciais de toda a ordem tiveram aumento, principalmente agora, quando todos são obrigados a se encontrarem em casa e nem sempre gostam do que descobrem.

Sobre a resistência de algumas pessoas quanto a credibilidade e relevância do trabalho de Freud para o tratamento de problemas da psiquê humana, Veloso lembra de que o próprio Freud se tratava quando tratava de seus pacientes.

– Ele era terreno, tinha problemas físicos, religiosos, familiares. Então, se descubro que ele tinha problemas, devo anular tudo o que ele ensinou? Quando tomamos remédios, não procuramos saber qual a crença dos donos dos laboratórios e, as vezes, nem lemos a bula. Eu examino tudo e retenho o bem.

O jornalista e psicanalista Elton dos Santos Pinto ressalta que o isolamento social tem tornado as pessoas mais vulneráveis e incapazes de organizar os pensamentos e emoções. Ele explica que Freud diz que o ser humano não é uma criatura doce e amorosa, que se defende apenas quando atacado.

– Vemos pelo aumento do número de vítimas de agressões em família, que isso é potencializado pelo isolamento. E aí entra a Psicanálise para ajudar o indivíduo a colocar suas emoções em ordem e sob controle. Esta conquista acontece por meio do despertar da consciência individual de que somos constantemente ameaçados pela fragilidade do nosso corpo e pela certeza de que temos que conviver uns com os outros, explica Elton, que também é pastor.

Neemias Lima: Paciente passa a observar seus possíveis medos, preocupações e angústias
Neemias Lima: Paciente passa a observar seus possíveis medos, preocupações e angústias

A importância da Psicanálise nesse tempo de pandemia está ligada ao diálogo que o ser humano pode desenvolver com o mundo à sua volta. É o que pensa o psicanalista Neemias Lima. Graduado em Teologia e Filosofia, com formação em Psicanálise Clínica, Lima ressalta que este diálogo tem início a partir do próprio paciente, o que o faz observar possíveis medos, preocupações e angústias, estendendo-se a círculos de amigos e familiares.

– Nesse tempo de pressões sobre as emoções, caso uma pessoa perceba algo mais grave, deve buscar um profissional competente para orientar o processo de alinhamento de sua mente, numa espécie de reconstrução solidária, já que muitos sofrem com algum tipo de impacto.

 

Fonte: Pleno News

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *