Vale à pena exercer a prática de selecionar boas notícias para divulgação diária. Esse exercício se tornou ainda mais relevante em momento de tantas incertezas e preocupações, já que muitas pessoas estão sentindo a necessidade de contrabalancear a alta dose de más notícias que vem recebendo em tempos de coronavírus.
“Filtrar as informações que chegam neste momento é um procedimento recomendado para manter a saúde emocional”, confirma a psicóloga Renata Sansoni, que também atua como consultora de desenvolvimento humano e organizacional.
“O excesso de notícias ruins ou falsas alimenta pensamentos exagerados e catastróficos e aumenta o nível de ansiedade e estresse. Já as boas notícias e as histórias que mostram gentileza e empatia ajudam a criar uma certa blindagem e reforçam a nossa imunidade emocional”, explica Renata.
Estudos
Vários estudos comprovam que ler notícias boas, positivas, faz bem, nutre nossa saúde mental e física, principalmente em tempos de pandemia e isolamento social.
Veja alguns benefícios para você incluir notícias positivas em sua rotina diária de leitura:
1- Previne ansiedade e mau Humor
Pesquisadores da Universidade de Southampton descobriram num estudo com mais de 2.000 participantes que consumir notícias ruins pode causar ansiedade e um mau humor.
Já notícias animadoras, motivaram os leitores e causaram impacto positivo.
2- Perspectiva e esperança
O pesquisador Nathaniel Lambert, da Universidade Brigham Young, descobriu que as pessoas que compartilham histórias de bem-estar com outras pessoas tendem a ser mais felizes.
No estudo de quatro semanas , os participantes documentaram em diários experiências que fizeram com que se sentissem gratos e depois compartilharam com um parceiro duas vezes por semana.
Fazer isso os tornou mais satisfeitos e animados com suas vidas.
3- Ajuda em situações difíceis
Estudando casais de membros do serviço em Oregon – EUA, a psicóloga social Sarah Arpin, da Universidade Gonzaga, descobriu que compartilhar boas notícias facilita a vida dos integrantes do serviço, que retornam ou ajudam durante desastres naturais.
Aqueles que compartilharam experiências positivas com parceiros dormiram melhor e tiveram mais sucesso no local de trabalho.
“Este estudo [mostra] a importância de compartilhar com seu parceiro quando coisas boas acontecem, além de responder positivamente ao compartilhamento de boas notícias”, disse Sarah.
4- Faz bem ao coração
Segundo os pesquisadores, as notícias que inspiram otimismo podem melhorar a saúde do coração !
Laura Kubzansky, da Harvard TH Chan School of Public Health, descobriu em um estudo que pessoas otimistas tendem a ter estilos de vida mais saudáveis e lidam melhor com o estresse, tornando-as menos propensas a morrer de doenças cardíacas ou sofrer um derrame.
5- Encoraja
Um outro estudo da Solutions Journalism Network descobriu que os participantes que leram uma história on-line com foco em soluções para a pobreza passaram mais tempo na página.
O otimismo foi maior para aqueles expostos a artigos de soluções, em comparação com artigos de não soluções.
6- Melhora relacionamentos
O mesmo estudo mencionado acima descobriu que as respostas dos parceiros afetam diretamente o humor dos participantes.
Aqueles que responderam entusiasticamente acabaram melhorando o humor de seus parceiros. Ouvir “experiências de gratidão” também fizeram com que se sentissem mais felizes!
Essas interações positivas abrem a comunicação e criam confiança.
7- Melhora o otimismo
Estudo realizado pela Universidade Complutense de Madri e o Instituto Coca-Cola, concluiu que pessoas otimistas são mais saudáveis, e estar perto de pessoas com esta característica ajuda a superar as dificuldades de saúde. Geralmente as pessoas otimistas gostam de falar de coisas boas, compartilham notícias boas, e tem uma visão diferente das coisas. Um outro estudo realizado pela Universidade de Gonzaga, em Oregón, Estados Unidos, ouviu 162 casais militares depois do 11 de setembro. A pesquisa demonstrou que compartilhar boas notícias, principalmente com seus pares, diminuiu a solidão e o déficit de sono depois de uma experiência difícil.
8- Libera oxitocina
É bem possível que ler e compartilhar boas notícias tenha a ver com a oxitocina, hormônio que pode ajudar a reduzir o estresse, a pressão arterial e até inflamações intestinais. Há uma enorme quantidade de estudos que mostram como a oxitocina, também conhecida como hormônio do amor, é liberada com abraços, beijos, manifestações de empatia, compaixão, solidariedade e ler positivas notícias. Uma vez liberada, a oxitocina ajuda a reduzir a dor, curar feridas, reduzir a obesidade, superar a depressão pós-parto, incrementar a fertilidade masculina e feminina e estimular a produção do hormônio do crescimento, entre outros exemplos.
Dicas para viver melhor e com mais saúde:
Procure estar junto pessoas otimistas, capazes de dar boas notícias e palavras de ânimo nos momentos difíceis;
Dissemine boas notícias às pessoas que o rodeiam. Isso não só as fará mais tranquilos, como também vai ajudá-las a ficarem mais saudáveis;
Diante de uma situação difícil, seja realista, mas não faça tempestade em copo d´água;
Seja grato, independente das circunstâncias. Sempre há algo pelo qual é possível agradecer.
Na Bíblia, o sábio Salomão já tinha conhecimento dos benefícios de agradáveis notícias: “O brilho nos olhos alegra o coração; uma boa notícia fortalece até os ossos” (Provérbios 15:30).
Compartilhar essa notícia certamente fará você se sentir bem e ainda poderá ajudar a melhorar o dia de outros. Experimente !!! 🙂
Com informações: Inspire More – 6 minutos e JBN