1271288515-culto-com-mascaras1

Pernambuco planeja reabertura de igrejas para próxima semana

Na próxima semana, o Governo do Estado deve apresentar um calendário para reabertura de igrejas e templos religiosos, fechados por conta da pandemia de Covid-19. Durante coletiva de imprensa transmitida nesta quarta-feira (10) pela internet, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que o assunto está sendo debatido com representantes de diversas religiões para que retomada seja feita de forma segura.
Governador Paulo Câmara
Governador Paulo Câmara

“Temos um profundo respeito por essas atividades religiosas. Sabemos da importância delas para a população, mas elas carreiam em si a junção de muitas pessoas em ambientes. Precisamos então ter um certo cuidado com isso”, disse o secretário estadual de saúde. Ainda de acordo com ele, está sendo trabalhados aspectos que deem condições para aplicação de um calendário seguro. “Estamos em conversas com as representações das diversas religiões para que possamos fazer isso com segurança, garantindo essas atividades no momento mais adequado para que não tenha repercussões negativas na saúde pública”, falou o secretário.

O secretário estadual de saúde disse ainda que nesta quarta-feira, durante reunião do Comitê de enfrentamento à Covid-19, foi observado uma tendência geral de estabilização e redução da curva epidêmica em Pernambuco, mas algumas regiões preocupam, como é o caso do Agreste. “Além disso, a pressão sobre a rede, em especial na primeira macrorregião do Estado (que inclui o Grande Recife e Zona da Mata), vem caindo e ao longo dos últimos dias a oferta de leitos vem superando a demanda de pacientes”, disse o gestor, que se reuniu com prefeitos do Agreste para falar sobre o aumento da demanda no sistema de saúde.
Longo, ao lado do Governador Paulo Câmara durante reunião com secretários
Longo, ao lado do Governador Paulo Câmara durante reunião com secretários
Apesar de as atividades econômicas estarem sendo retomadas no Estado, é preciso manter os cuidados preventivos. “Continuamos fazendo apelo à toda população pernambucana. É bom evitar sair para as ruas de forma desnecessária. O momento ainda é de cautela. Não podemos deixar de ter a preocupação com distanciamento social, com as medidas de higiene corporal e etiqueta respiratória. O vírus continua circulando. O futuro que queremos no retorno à essa normalidade possível depende fortemente da atitude de cada um de nós”, alertou o gestor estadual de saúde.
REIVINDICAÇÃO
No início de junho o deputado federal André Ferreira (PSC), já tinha solicitado junto ao governador Paulo Câmara (PSB), um plano para retomada das igrejas. De acordo com o deputado, na época da divulgação de outro Plano de Convivência, não havia uma linha sequer para este setor, essencial para levar paz e acolhimento às pessoas. O deputado disse ter ficado surpreso com as ausências de protocolo para a reabertura das igrejas, pois outras propostas contemplaram shoppings, bares, salões de beleza, futebol, e mais recentemente, até praias e parques.
Deputado André Ferreira já cobrava reabertura dos templos
Deputado André Ferreira já cobrava reabertura dos templos

Ainda sobre o retorno das atividades das igrejas em Pernambuco, o deputado André Ferreira classificou que o governo de Pernambuco deveria escutar mais esse segmento tão representativo e que tanto contribui com o Estado. “Pernambuco demorou muito para seguir exemplos de outros estados e liberar as igrejas. O governo precisa tratar a todos como iguais, sem discriminar qualquer setor. Os líderes religiosos estão atentos e sentiram na pele como foi o tratamento dado pelo governo. Já estava passando do tempo de estabelecer um protocolo de retorno das igrejas que garanta o direito dos fiéis a busca pelo conforto necessário na fé”, pontuou André Ferreira.

 

PREFEITO TAMBÉM COBROU…
Na mesma época, o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL) – irmão do deputado André Ferreira – também falou sobre o assunto defendendo a volta dos cultos.
Anderson Ferreira (Prefeito de Jaboatão)
Anderson Ferreira (Prefeito de Jaboatão)
“O Governo esqueceu da abertura dos templos e igrejas que, neste momento de tanto sofrimento, trazem conforto para as famílias e realizam um importante trabalho social”, argumentou na mesma época o gestor.

 

MOBILIZAÇÃO

Várias campanhas pediam o retorno das atividades das igrejas em Pernambuco. Destaque para a #IgrejaÉSaúde (imagem) e o #respeiteareligiao (vídeo) gravado após anúncio do lockdown . Confira:

Campanha da Igreja Verbo da Vida

Campanha da Igreja Verbo da Vida

 

 

Com informações da: Folha de Pernambuco, (Blog de Jamildo) Jornal do Commercio e Diario de Pernambuco

 

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *